Fortaleça seu sistema imunológico
15/12/2020
Início do Verão e as frutas de dezembro
22/12/2020
Tudo

Café da manhã saudável: opções práticas para o dia a dia

A falta de tempo e a pressa logo cedo não podem ser desculpas para você deixar de ter um café da manhã saudável e nutritivo. Considerada a principal refeição do dia, o café da manhã é a refeição essencial para que você comece sua jornada com ânimo e disposição. Desprezar esse momento precioso pode prejudicar a saúde e ainda beneficiar o ganho de peso.

Por que não posso pular o café da manhã?

Quando deixamos de comer a primeira refeição do dia e não fazemos um café da manhã saudável, nosso corpo terá mais desejo de comer e de absorver todas as calorias que vierem nas refeições seguintes. Outro ponto importante é que pular o café da manhã aumenta a ansiedade de comer, e aí nosso organismo vai recorrer a alimentos mais calóricos, como doces, salgados e alimentos industrializados, potencializando, assim, o ganho de peso.

Ter um café da manhã balanceado ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável e controlado, evitando possíveis problemas de saúde como o diabetes. Mesmo durante o sono, o corpo continua gastando energia, e se a refeição matinal é deixada de lado acontecem alterações na glicemia, ocasionando tontura e mal-estar.

Opções de café da manhã saudável

Os malefícios em pular o café da manhã são vários. Por isso, pensando em te ajudar a fazer boas escolhas alimentares logo cedo, separamos 5 preparos rápidos, saudáveis e que vão te deixar com toda energia para enfrentar mais um dia de muito trabalho. Confira:

Pão integral + ricota + suco de frutas

Aposte em pães preparados com farinha integral, pois contém mais fibras e te ajudam a manter mais saciado. Evite o tradicional pãozinho francês, pois seu índice glicêmico é alto. Ao pão integral junte uma fatia de ricota (quase sem calorias e gorduras), mais um corpo de suco natural de laranja.

Crepioca com cobertura de banana

A tapioca virou a queridinha daqueles que desejam optar por uma dieta mais saudável. Para um café da manhã cheio de energia, a dica é bater 2 ovos e 2 colheres de tapioca, colocar numa frigideira e levar ao fogo até dourar.

Depois, basta amassar 1 banana nanica, acrescentar um pouco de cacau e canela (ela acelera o metabolismo) e levar ao micro-ondas para dar uma aquecida. Cubra a crepioca com a cobertura de banana e, se quiser, acrescente um pouco de pasta de amendoim por cima para dar aquele toque saboroso! Para beber, café preto ou chá, de preferência sem açúcar!

Vitamina de frutas

Prática e rápida, a tradicional vitamina de frutas é uma ótima opção pela manhã. No liquidificador, bata 180 ml de iogurte desnatado com fibras (tem ação prebiótica), 1 banana, meio mamão papaya (ele é campeão em fibras) e 1 colher de aveia. Pronto! Basta saborear!

Fruta + iogurte + cereal

Para quem acorda na correria, essa é uma opção ideal. Pegue um pote de iogurte desnatado e acrescente uma porção de frutas (à sua escolha) e cereal matinal (sem açúcar). Rápido e fácil de preparar!

Panqueca de banana com aveia

A banana é uma fruta versátil, dá certo em várias combinações. Ela tem alto teor de fibras, auxilia no controle da pressão arterial, oferece bom auxílio energético e estimula a sensação de bem-estar.

A receita dessa panqueca é simples: 1 banana, 1 ovo, 4 colheres de farelo de aveia, 1 colher de café de cacau em pó, 1 pitada de canela. Basta amassar a banana e misturar com os demais ingredientes. Coloque numa frigideira e espere dourar.

Agora que você já tem algumas opções para fazer um café da manhã saudável, acorde um pouco mais cedo, prepare seus alimentos e invista na sua principal refeição do dia. Seu dia terá mais energia, os picos de ansiedade serão reduzidos e com certeza sua saúde agradecerá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *