Semana Mundial do Meio Ambiente
02/06/2020
O que é compostagem e como fazê-la em casa
01/07/2020

Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Mas mesmo assim, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é preciso que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

Cada cidadão pode fazer sua parte, colaborando para a preservação das condições mínimas de vida na Terra. Devemos investir em programas de conscientização, que incentivem um consumo mais consciente. Assim, economizamos os recursos naturais do nosso planeta. Não podemos esquecer que o Brasil é identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta e já é considerado uma superpotência ambiental. Por isso, nossa colaboração, não só no dia 5 de junho, é vital para a preservação do planeta.

Meio Ambiente

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." Logo, Meio Ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas da Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

Ecologia

Disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente. O termo ecologia é a junção das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo). Esta disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até bem pouco tempo. E só em 1967, após um acidente de grande proporção, que derramou 123 mil toneladas de óleo no mar na costa do Reino Unido, a ecologia passou a ter dimensão social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *